Esse website usa cookies para oferecer a melhor experiência de navegação possível. Informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenhas funções como reconhecer quando você volta a visitar nosso site e ajuda nossa equipe a entender qual conteúdo você considera mais interessante.
Sua audição
Perguntas Frequentes
Antes de começar o seu exame, o seu audiologista lhe fará perguntas sobre o seu estado geral de saúde, estilo de vida e os motivos pelos quais você busca uma avaliação.
Elas podem incluir:
- Você ainda trabalha?
- Quais atividades gosta de praticar?
- Você visita lugares barulhentos com frequência, tais como restaurantes?
- Você usa um celular regularmente?
- Há algo que não possa fazer porque suspeita possuir uma perda auditiva?
A seguir, ele/a examinará o seu canal auditivo com um otoscópio, a fim de encontrar indicações físicas sobre a saúde de sua audição.
Depois você terá que ouvir a uma série de tons utilizando fones de ouvido, a fim de avaliar a sua audição em diferentes frequências e níveis de volume. Esse teste auditivo determina o nível mais baixo no qual você consegue ouvir diferentes frequências.
Passo a passo:
- Você será colocado(a) em uma sala a prova de som, utilizando um par de fones de ouvido.
- Esses fones de ouvido são conectados a um audiômetro, que é calibrado para medir a sua audição com precisão.
- O audiômetro envia tons em várias frequências para um ouvido de cada vez.
- Conforme os sons vão sendo tocados, você sinalizará levantando a mão ou pressionando um botão quando ouvir um tom. É possível que ouça o mesmo tom mais de uma vez; porém não se preocupe, pois isso faz parte do teste e ajuda a assegurar resultados precisos.
- Durante o teste, o audiologista plotará pontos em um gráfico, chamado audiograma, e em seguida o utilizará para explicar a sua audição.
- A sua avaliação auditiva pode incluir avaliação de fala (logoaudiometria). Nesse teste, o audiologista apresenta listas de palavras, e você repete o que ouve. Um teste de condução óssea também pode ser realizado.
- Após o teste auditivo, o seu audiologista lhe mostrará o seu audiograma e discutirá os achados.
Caso precise de um aparelho auditivo, o seu audiologista trabalhará com você para determinar o modelo que melhor se adeque ao seu estilo de vida.
Caso suspeite que possui perda auditiva, é uma ótima ideia fazer um exame auditivo. Os audiologistas, otorrinolaringologistas e especialistas em aparelhos auditivos podem oferecer avaliações audiométricas e lhe fornecer o aparelho adequado.
- Um audiologista é a pessoa que possui graduação universitária em audiologia, seja um mestrado ou um doutorado. Além de tratar a perda auditiva, eles são treinados para tratar distúrbios como o zumbido e problemas de equilíbrio.
- Um especialista em aparelhos auditivos é uma pessoa autorizada pelo Estado a testar perdas auditivas e colocar aparelhos auditivos.
- Um otorrinolaringologista, também chamado de otolaringologista, é um médico especializado nas doenças do ouvido, nariz e garganta.
A fim de determinar o tipo de perda auditiva que você possui, sua causa provável e a melhor maneira de tratá-la, o seu audiologista provavelmente fará um teste e avaliação completos de sua audição, incluindo uma representação visual da mesma, que é conhecida como audiograma. Esse audiograma demonstra quais frequências sonoras você consegue ouvir, e em qual volume.
O audiograma lê em frequência, às vezes chamada de “tom”, por todo o eixo horizontal, bem como em decibéis, ou intensidade, por todo o eixo vertical. As frequências são baixas no lado esquerdo e, então gradualmente sobem para tons mais altos no lado direito. A escala de decibéis vai de muito baixo, na parte superior, até muito alto na parte inferior. 0 db não significa que não há nenhum som, ele simplesmente representa o som mais baixo que uma pessoa com audição normal seria capaz de detectar, em pelo menos 50% do tempo.
Os sons mais baixos que você ouve em cada tom compõem o seu limiar auditivo, sendo que esses limites são marcados em seu audiograma. Normalmente, as partes do teste que lhe são fornecidas através de fones de ouvido são chamadas de limiares de “ar”, porque o som deve viajar pelo ar do canal auditivo para ser ouvido. Um O é usado para o ouvido direito e um X para o ouvido esquerdo, a fim de representar os seus limiares de ar.
É também utilizado um vibrador de condução óssea para testar os limiares. Um símbolo < é usado para o ouvido direito e um símbolo > para o ouvido esquerdo. Um vibrador de condução óssea é um dispositivo que encosta suavemente no osso atrás da orelha, sendo mantido em seu devido lugar por uma pequena faixa de metal, que passa pelo topo da cabeça. Esse dispositivo transmite as vibrações sonoras através dos ossos, tecidos e fluidos dentro do crânio, diretamente à cóclea (o órgão auditivo do ouvido interno). Este processo permite ao examinador se desviar das áreas dos seus ouvidos externo e médio, bem como testar diretamente a sensibilidade do seu ouvido interno.
Ao combinar os resultados dos dois testes, o seu audiologista é capaz de determinar o tipo da perda auditiva, a sua capacidade de ouvir tons graves, médios e agudos e qual parte do ouvido está causando a perda.
Os preços dos aparelhos auditivos variam de acordo com modelo e tecnologia entre BÁSICOS, INTERMEDIÁRIOS, PLUS E TOP. Apesar do preço não ser o fator decisivo primário ao selecionar um aparelho auditivo, ele certamente será considerado. Há várias coisas a considerar ao determinar o custo de seus aparelhos auditivos.
Uma garantia geralmente cobre, por um período específico, a perda ou dano de seus aparelhos auditivos, bem como os reparos. Peça ao seu audiologista os detalhes completos da garantia antes de adquirir o aparelho.
Os aparelhos auditivos modernos geralmente duram de 3 a 6 anos mas, em alguns casos, eles podem durar mais com o cuidado e manutenção apropriados.
Os nossos ouvidos são naturalmente concebidos para funcionarem em conjunto para perceber o som. Esta audição binaural nos ajuda a compreender mais claramente a fala, localizar os sons e ouvir melhor em ambientes ruidosos. Consequentemente, quando os pacientes possuem perda auditiva em ambos os ouvidos, são recomendados dois aparelhos auditivos.
Como são os ambientes que você mais freqüenta: Quietos, Moderados ou Barulhentos? Qual a importância de cada uma desses ambientes para o seu bem-estar geral?
Compartilhar essas informações sobre estilo de vida com o audiologista pode ajudá-lo a recomendar os recursos tecnológicos adequados para cada ambiente acústico que você freqüenta.
O tempo que leva para você se ajustar aos seus aparelhos auditivos geralmente depende da gravidade de sua perda auditiva e do tempo que o seu cérebro ficou privado de sons. Algumas pessoas se ajustam rapidamente. Outras podem precisar de tempo para que seus cérebros se acostumem aos sons e estímulos que já não recebiam. Pode ser desgastante no começo, mas não se preocupe – isso é normal. Com prática e paciência, logo você estará novamente ouvindo, com conforto, o mundo ao seu redor.
Como acelerar o seu período de adaptação
Temos aqui algumas sugestões para lhe ajudar da maneira mais rápida e fácil possível com o período de adaptação:
- Converse com alguém cuja voz você conhece bem. Isso lhe ajudará a compreender mais rápido certas palavras e frases. Lembre-se de que a comunicação é uma combinação de pistas auditivas e visuais. Preste atenção às expressões faciais e aos gestos, bem como às palavras.
- Conforme ganha confiança, comece a usar o seu aparelho auditivo em uma maior variedade de ambientes, tais como no trabalho ou em ocasiões sociais. Pratique selecionando sons e vozes específicos; foque a sua atenção neles.
- Em locais públicos, sente o mais próximo possível do interlocutor. Em cafés ou restaurantes, tente sentar de costas para a fonte principal de ruído. Evite também sentar perto de uma janela aberta ou de uma calçada, se possível.
- Com o seu novo aparelho auditivo colocado, sente-se a cerca de 2 a 4 metros de distância da TV e ajuste o volume a um nível que os outros considerem normal. Em seguida, ajuste a sua distância à TV, de forma que possa ouvi-la confortavelmente. Adote este mesmo processo ao ouvir ao rádio ou outro aparelho.
Seja paciente
Não é incomum que o processo de adaptação leve várias semanas conforme o seu cérebro aprende a avaliar e reordenar as prioridades dos sons. Além disso, apesar de que os aparelhos auditivos nunca devem machucar, eles podem ficar um pouco sensíveis conforme vão se ajustando ao aparelho que se encontra colocado dentro ou fora do ouvido. Caso esteja preocupado com o que está sentindo ou com o tempo que está levando para você se adaptar, contate o seu audiologista para uma consulta de acompanhamento.
O cuidado e limpeza apropriados de seus aparelhos auditivos os manterão em excelentes condições e evitarão a necessidade de vários reparos comuns. Os seus novos aparelhos provavelmente vieram acompanhados de instruções sobre como cuidar deles. Siga-as sempre, uma vez que cada aparelho auditivo possui requisitos um pouco diferentes um do outro.
No geral, existem três locais que precisam ser limpos em qualquer aparelho auditivo:
Receptor
Com exceção de uma bateria gasta, o acúmulo de cerume no receptor é a causa mais comum de incapacidade do aparelho auditivo. É preciso limpar cuidadosamente o aparelho auditivo todos os dias com a escovinha que o acompanha, para ajudar a evitar tais acúmulos. Esta área de seu aparelho auditivo é muito delicada e, por isso, não deixe de conversar com o seu audiologista para obter orientações específicas.
Concha
A superfície do aparelho auditivo é chamada de concha. Acúmulos na mesma podem fazer com que o aparelho auditivo não se encaixe corretamente, cause desconfortos ou mesmo pare de funcionar. Para limpar a concha, use um lenço seco ou pano macio para limpar cuidadosamente a superfície. Se houver uma área particularmente insistente, pode ser útil molhar levemente o pano.
Microfone
O microfone é outra área delicada de seu aparelho auditivo. Utilize a escovinha que acompanha o seu aparelho auditivo para remover gentilmente quaisquer sujeiras. Certifique-se de apontar a entrada do microfone para o chão ao realizar a limpeza, para que sujeiras não caiam em seu interior.
Além de uma manutenção adequada, é importante manter os seus aparelhos auditivos em local seguro e seco quando não estiverem sendo utilizados. Mantê-los em seu estojo é a melhor opção e os protegerá contra sujeira e danos. É importante também deixar os consertos para um especialista. A tecnologia no interior de seu aparelho auditivo é muito delicada e pode ser danificada com um manuseio incorreto.
Temos aqui algumas recomendações para manter os seus aparelhos auditivos em excelente condição:
- Mantenha os aparelhos auditivos longe do calor e da umidade. Por exemplo, deixá-los no sol ou no carro, colocá-los no interior ou próximos a um forno de micro-ondas ou convencional ou usar o secador de cabelo neles pode danificá-los
- Limpe os aparelhos auditivos diariamente conforme as instruções
- Evite usar sprays de cabelo ou outros produtos enquanto usa os aparelhos auditivos
- Desligue os aparelhos auditivos quando não estiverem sendo utilizados
- Substitua as baterias gastas imediatamente
- Mantenha os acessórios e baterias extras longe de crianças e animais domésticos
Visite regularmente o seu audiologista para que seus aparelhos auditivos sejam inspecionados e ajustados.